LO TEDHAL Centro de Terapia da dor e Cuidados Paliativos

O que são Cuidados Paliativos?

O Termo paliativo origina-se da palavra “pallium” que em latim, significa manto.

Por esta razão devemos entender que o objetivo dos cuidados paliativos  é envolver com um “manto” de cuidados o doente em fase avançada de sua doença a fim de lhe proporcionar alivio da dor, conforto e qualidade de vida.

Normalmente se interpreta a palavra paliativo como algo menor, oferecido a alguém em substituição àquilo que realmente seja efetivo.

Precisamos rever nossos conceitos pois hoje há muito a fazer na medicina a um enfermo quando se pensa não haver mais nada a fazer.

A Organização Mundial da Saúde, publicou a sua primeira definição de Cuidados Paliativos em 1986 e hoje, coloca a Medicina Paliativa no mesmo plano de prioridade que a Medicina Preventiva e a Curativa.

"Cuidado Paliativo é a abordagem que promove qualidade de vida de paciente e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Requer a identificação precoce, avaliação e tratamento impecável da dor e outros problemas de natureza física, psico social e espiritual". (OMS - 2002).

Hoje, só na Inglaterra, que tem o tamanho do Estado de São Paulo, existem cerca de 470 hospices e nos Estados Unidos o número ultrapassa 5000.

No Brasil já podemos contar com vários serviços de atendimento em Cuidados Paliativos em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Florianópolis, Bahia, etc. Os atendimentos são realizados a nível de ambulatórios, nas enfermarias e a nível domiciliar.

Os cuidados paliativos são tão importantes para a promoção da qualidade de vida que hoje, no Brasil, é reconhecida a prática deles  como uma especialidade médica, como o é a cardiologia, a ortopedia, a pediatria, etc.

O Centro de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos LO TEDHAL, é o primeiro hospice no Brasil, ou seja, um local construindo especialmente para os enfermos em fase avançada de suas enfermidades  e suas famílias, com instalações voltadas para às suas reais necessidades.

É uma opção intermediária entre o hospital e a casa do doente. Uma possibilidade de permanecer, se necessário, em um centro de cuidados especiais porém mais caloroso e menos tecnológico que um hospital e com mais condições de atendimento por uma equipe especializada que normalmente não está plenamente disponível no domicílio.

Estes enfermos permanecem geralmente no hospice para controle de intercorrências que possam acontecer ao longo da evolução da doença como a dor não controlada infecções , sangramentos, vômitos, falta de ar, etc, voltando para as suas casas sempre que o desejarem.

Centro de Terapia da Dor e Cuidados Paliativos LO TEDHAL:
Rua Alexandre de Gusmão, 80 - Jardim Santa Genebra - CAMPINAS/SP - Brasil
Telefones/Fax: + 55 19 3242-3211 / 3242-8810 / 3243-0447

Copyright Lotedhal 2012
Todos os direitos reservados.
POWERED by w5.com.br